icon caret-left icon caret-right instagram pinterest linkedin facebook twitter goodreads question-circle facebook circle twitter circle linkedin circle instagram circle goodreads circle pinterest circle

Livros e artigos em Português

Primeiros Tempos: A Visão Histórica de um Povo Afro-americano
por Richard Price

Os Saamaka, cerca de 130 mil pessoas, vivem na Floresta Amazônica da República do Suriname e em parte na Guiana Francesa. Descendentes de africanos trazidos para trabalhos forçados nas lavouras do Suriname, desenvolveram, rebelados e embrenhados na floresta tropical, um tipo característico de história oral com detalhes que persistem em sua memória coletiva mais de duzentos anos depois da ocorrência dos episódios narrados.

Na presente edição, os próprios Saamaka contam sua história em busca da liberdade (que alcançaram em 1762 com um tratado que precedeu em muito a abolição da escravidão no Suriname), em episódios nunca antes revelados das guerras travadas por seus ancestrais. Tais episódios trazem uma coleção de cantos, ditos populares, contos e rezas, enquanto o leitor é guiado habilmente por Price, que, por sua vez, cruza a história oral com fontes primárias de arquivos holandeses compostas de gravuras, quadros, mapas e documentos.

Trata-se da reconstituição não só de sua história, mas também da visão de mundo de um povo, que sobreviveu em grande parte graças à sua habilidade em guardar segredos e que, com este livro, teve pela primeira vez acesso a uma nova e ampla historiografia saamaka. Hoje, uma nova geração de crianças alfabetizadas leem essa história a seus pais, que nunca aprenderam a ler; ela é, ainda, debatida pelos mais velhos, unindo, agora também pela escrita, passado e presente.

Arte Primitiva em Centros Civilizados
por Sally Price

"Arte primitiva em Centros Civilizados é un livro fascinante. Sally Price, uma das mais criativas antropologas da atualidade, nos convida a viajar no mundo da chamada "Arte Primitiva". [Ela] argumenta que para entender o fenômeno devemos concentrar nossa atenção não nos objetos de arte em si, nem nas pessoas que os fazem, mas sim nas pessoas que definem, desenvolvem et defendem a internacionalização da arte prmmitiva e sua visão racial, cultural, política et econômica."
–Ruben George Oliven

"Neste livro, Sally Price põe a nu a lógica etnocêntrica e imperialista que motiva a apreciação estética da arte produzida fora dos centros legitimadores do mercado de arte."
–Els Lagrou


O Nascimento da Cultura Afro-Americana: Uma Perspectiva Antropológica
por Sidney W. Mintz e Richard Price

"Mais que um livro, é este um manifesto. Sidney Mintz e Richard Price, grandes figuras de uma antropologia norte-americana com preocupações historiográficas, e há décadas pesquisando as relações raciais e as culturas negras no Caribe, nos mostram, neste lindo e contundente ensaio, a necessidade de um olhar e de uma perspectiva matizada sobre o quanto de africano haveria nas formas culturais e sociais dos descendentes de africanos no Novo Mundo."
–Lívio Sansone

Por Richard Price e Sally Price

1999 “A politica da identidade nas Antilhas Francesas” Estudos Afro-Asiáticos 35:7-42.

2004 "Os Direitos Humanos dos Quilombolas no Suriname e na Guiana Francesa," in Claudia Fonseca, Veriano Terto Jr e Caleb Farias Alves (orgs.), Antropologia, diversidade e direitos humanos: diálogos interdisciplinares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, pp. 199-220.

2016  "Reflexões sobre os 50 Anos de Diálogos Antropológicos," in Carmen Rial & Elisete Schwade (eds.), Diálogos Antropológicos Contemporâneos: Expandindo Fronteiras, Rio de Janeiro, ABA, pp. 25-41.


Por Richard Price

1992 “Novas direções na história etnográfica.” Estudos Afro-Asiáticos 23:191-200.

1995 “Duas variantes de relações raciais no Caribe.” Estudos Afro-Asiáticos 28:185-202.

1996 “Palmares como poderia ter sido,” in João José Reis e Flávio dos Santos Gomes (orgs.), Liberdade por um fio: Historia dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 52-59.

1999 “Quilombolas e direitos humanos no Suriname.” Horizontes Antropológicos 10:203-242.

2000 “Reinventando a história dos quilombos: rasuras e confabulações.” Afro-Ásia 23:241-265.

2000 “Memória, modernidade, Martinica (fragmentos de um livro).” Ilha—Revista de Antropologia 2:47-69.

2003 "O Milagre da Crioulização: Retrospectiva." Estudos Afro-Asiáticos 25:383-419.

2004 "Meditação em torno dos usos da narrativa na antropologia contemporânea." Revista Horizontes Antropológicos 21:295-312.

2007 “Liberdade, Fronteiras e Deuses: Saramakas no Oiapoque (c. 1900),” in Flávio dos Santos Gomes & Olívia María Gomes da Cunha (eds.), Quase-Cidadão: histórias antropologias da pós-emancipação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, pp. 119-146.

2013 “História subalterna e direitos humanos: O caso do Povo Saamaka V. Suriname,” in Dilamar Cândida Martins, Jordão Horta Nunes, Manuel Ferreira Lima Filho (eds.), Subalternidades: Fluxos y Cenários, Goiás: Editóra da PUC, pp. 17-28.

2014 “Outras bandeiras do lucro infame.” Revista da Historia da Biblioteca Nacional 108: 23-25.


Por Sally Price

1996 "A Arte dos povos sem história." Afro-Ásia 18:205-224.

1999 "A centralidade das margens: arte, genero e criatividade afro-americana." Estudos Afro-Asiaticos 36:123-141.

2010 "Entrevista com Sally Price", por Ilana Seltzer Goldstein. Revista Proa, n°02, vol.01.

2010 "Rumo ao mainstream: trasladando autenticidades na arte". R@U (Revista de antropologia social dos alunos do ppgas-ufscar) 2 (December).

2016 "Higienização da cultura: poder e produção de exposições museológicas". In Manuel F. Lima Filho, Regina Abreu & Renato Athias (eds.), Museus e Atores Sociais: Perspectivas antropológicas. Recife: Editora da UFPE/ABA publicacões [ebook: http://www.portal.abant.org.br/index.php/bibliotecas/livros].